Pular para o conteúdo principal

10 anos de "Moulin Rouge!" (curiosodades)

- Foi filmado na sua maioria nos estúdios da Fox em Sidney, na Austrália, algumas cenas também foram filmadas na Espanha, não se realizando uma única filmagem no local do cabaré parisiense.

- As filmagens foram de Novembro de 1999 a Maio de 2000, para o filme ser lançado no ano seguinte e ter concorrido ao Oscar e outros prêmios em 2002.

- As músicas eram interpretadas pelas vozes dos próprios protagonistas.

- Vários truques foram utilizados para fazer as pernas de John Leguizamo parecerem mais pequenas, pois a sua personagem assim o exigia (Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa). Algumas cenas exigiam que as suas pernas fossem "encurtadas" através de meios técnicos.

- As filmagens foram paradas durante duas semanas em Novembro de 1999, depois de Nicole Kidman ter fraturado duas costelas e magoado o joelho ao ensaiar uma coreografia de dança para o filme. Muitas das cenas onde ela é vista apenas do peito para cima foram filmadas enquanto ela estava numa cadeira de rodas.

- O colar usado pela atriz foi feito de diamantes reais e platina, a peça de joalharia mais cara feita especificamente para um filme. O colar Stefano Canturi foi feito com 1 308 diamantes, pesando o total de 134 quilates e estava avaliado em 1 milhão de dólares americanos.

- A paisagem de Paris foi produzida digitalmente, e as duas maiores cenas de efeitos visuais até à data, apareceram neste filme.

- O departamento de guarda-roupa criou 300 vestidos e, a certo ponto, 80 pessoas estavam empregadas nesta tarefa.

- Foram usaram cintos de segurança para a cena do elefante, já que eles estavam a 60 pés acima de terreno firme.

- Na verdade, o cabelo de Satine é uma peruca ao longo de todo o filme.

- Esta é a terceira parte da trilogia da "Cortina Vermelha" de Luhrmann, que inclui "Stricly Ballroom - Vem Dançar" (1992) e "Romeu e Julieta" (1996). O filme foi claramente influenciado pelas óperas de sucesso que Baz Luhrmann dirigiu: "La Bohème" e "A Midsummer Night's Dream". "La Bohème" situa-se no mesmo tempo e espaço que o "Moulin Rouge", enquanto que "A Midsummer Night's Dream" usou o mesmo tema indiano, e a peça dentro de uma peça.

- O grande sinal vermelho que diz "L'Amour" que se vê no prédio de Christian, é parte do cenário de "La Bohème", a ópera dirigida por Luhrmann, e também aparece em "Romeu e Julieta".

- O filme é dedicado ao pai de Baz Luhrmann, que morreu quando as filmagens estavam quase no seu início, Leonard Luhrmann.

- "Come What May" foi escrito por David Baerwald para o filme "Romeu e Julieta".

- Para que as dançarinas não escorregassem no chão de madeira, durante a sequência do "Like a Virgin", o chão foi esfregado com Coca Cola.

- Originalmente, a fada verde era para ser um homem de cabelos compridos, e Ozzy Osbourne foi contratada para fazer a voz. Eventualmente, a cena mudou para a atual e definitiva "Tinker Bell" (Sininho), com todas as deixas feitas pela Kylie Minogue, mas Ozzy Osbourne continua a dar voz ao grito sinistro da fada, quando ela se torna maléfica.

- O Moulin Rouge, como outros filmes de Baz Luhrmann, é baseado num mito, neste caso no Mito de Orfeu: Orfeu era o filho de Apolo e da musa Caliope, tendo herdado de sua mãe o poder de encantar qualquer criatura com a sua música; quando a mulher que amava, Euridice, foi morta, ele desceu ao submundo para pedir que ela regressasse; ele encantou Hades com a sua música e deixaram-no voltar com a sua Euridice; mas havia uma condição, ao regressar, Orfeu não poderia olhar para trás para ver se ela o seguia; quando estavam a chegar ao cimo, ele virou-se para ver se ela o seguia, perdendo desta forma Euridice para sempre.

- Abriu o Festival de Cannes de 2001.

Conquistou inúmeros prêmios, dentre os principais, estão:
- Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som.

- Ganhou 3 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Atriz - Comédia/Musical e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Comédia/Musical e Melhor Canção Original ("Come What May").


* Vídeo da música Come What May:




O gênero ainda é um pouco incompreendido e sofre com uma parcela do público que não entende o motivo de um personagem “sair cantando e dançando” por aí. Certamente a nossa vida seria mais linda se cada um pudesse cantar e dançar por aí, como se ninguém estivesse olhando.


Assim termino minha homenagem aos 10 anos desse filme lindíssimo!
Beijos :*

Comentários

  1. Ah eu também adorei esse filme! mto lindo mesmo! e filme musical é um gênero que atualmente não está sendo mais usado. Mas nem por isso deixa de ser ótimo!

    BJo
    adorei a postagem Laura!!

    ResponderExcluir
  2. *--* A gente tem muitaas histórias de filmes para contar! rsrssrs

    Obrigada, Kelem. É verdade, esse é um gênero que não se vê muitos filmes de qualidade atualmente.
    Bjinhos. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Faça amor, não faça guerra."

Dentre os acontecimentos desses últimos dias, destaca-se um fato um tanto quanto inusutado. A foto de um casal se beijando em meio a uma confusão envolvendo policiais e os torcedores do Vancouver Canuscks que foram derrotados em casa pelo Broton Bruins, na liga de hóquei no gelo em Vancouver no Canadá. O rapaz é Scott Jones, um jovem australiano que vive no Canadá há seis meses, trabalhando como barman e atuando como humorista de stand-up. A garota, a canadense Alexandra Thomas, uma engenheira ambiental. Alexandra foi derrubada pelos policiais durante a confusão e se feriu. O rapaz se deitou ao lado dela para confortá-la. Ela estava chorando e ele apenas a beijou para acalmá-la. *-* Esse fato foi comparado ao beijo dado por um marinheiro e uma enfermeira na Times Square em Nova York, durante o término da Segunda Guerra Mundial (fizemos uma postagem em 2010 sobre a comemoração ao dia 14 de agosto, no qual terminou a Segunda Guerra e milhares de pessoas se reuniram em volta à estátua do ...

Cinema

        Façam suas apostas! Faltam menos de um mês para a maior festa do cinema mundial, o Oscar, os indicados as categorias foram divulgados faz algum tempo. Conheça melhor um dos filmes cotados para levar até cinco estatuetas em 2011... * Cisne Negro : Muito elogiado pela crítica e sucesso de bilheteria na estreia norte-americana, o aclamado drama de suspense Cisne Negro chega aos cinemas brasileiros trazendo a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina assustadoramente perfeita que promete envolver o espectador do início ao fim do filme. Indicações : - Melhor filme - Melhor diretor: Darren Aronofsky - Melhor atriz: Natalie Portman - Melhor fotografia - Melhor edição (Foto por: Divulgação/Fox Film)         I ntegrante da companhia de dança de Nova Iorque, Nina tem sua vida totalmente consumida pela profissão, a fim de conseguir o tão sonhado status dentro do grupo. Essa grande ambição, porém, é apoiada ...

Reflexões...

Esse texto é de uma das minhas escritoras favoritas, a gaúcha Martha Medeiros. Martha é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. A Alegria na Tristeza O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil. O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la. Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinh...