
Seus primeiros romances - O sol também se levanta e Adeus às armas - logo o colocaram na galeria dos maiores escritores contemporâneos. Em 1940 escreveu outro sucesso Por quem os sinos dobram, no qual já encabeçou a lista dos melhores livros de todos os tempos. Mas seu livro mais conhecido e mais lido no mundo é O Velho e o Mar. Em 1953 a obra foi agraciada com o Prêmio Pulitzer (um dos mais prestigiados prêmios literários), só no Brasil ela ultrapassou a marca dos 300 mil exemplares vendidos.
Hemingway recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1954 e até hoje é considerado o melhor escritor norte-americano de todos os tempos.
Ernest Hemingway suicidou-se em 1961, aos 62 anos.
Após nove anos de intensas procuras, será publicado em outubro o primeiro de 18 volumes do livro de cartas de Hemingway, anunciou nesta sexta em Havana, uma especialista americana.
O primeiro volume da obra, que no total compila "seis mil cartas", reúne as que o jovem "escreveu entre 1907 e 1922" e nas quais ele "relata suas experiências na Guerra". Nessa correspondência, Hemingway também "narra seu casamento com sua primeira esposa, Elizabeth Hadley e sua viagem "à França onde conheceu os mais importantes nomes da literatura do século XX". Explicou Sandra Spainer, professora da Universidade da Pensilvânia.
Spanier, que começou a reunir as cartas de Hemingway em 2002, apresentará seu projeto no sábado, no 13º colóquio internacional sobre a vida e obra do escritor americano que abriu seus debates na quinta-feira no Hotel Ambos Mundos, de Havana, com a participação de outros especialistas americanos.
Além do colóquio que termina no domingo, a semana passada Cuba (onde o autor viveu 21 anos, antes de fixar-se em Havana e escrever sua obra-prima O Velho e o Mar) dedicou ao aniversário de 50 anos da morte de Hemingway o Torneio Internacional de Pesca da Agulha, que o escritor fundou em 1950.
*Gosto dos livros de Hemingway. Li O Velho e o Mar, muito bom!
*A título de curiosidade, a emissora americana HBO irá lançar um filme para a TV chamado "Hemingway e Gellhorn" que conta a história de amor entre Ernest Hemingway e Martha Gellhorn (uma jornalista correspondente da Segunda Guerra Mundial e a terceira esposa de Hemingway). Foi em Gellhorn que o escritor se inspirou para escrever um dos seus livros mais famosos - Por quem os sinos dobram.
Nos papeis principais estão Clive Owen e Nicole Kidman, o filme ainda conta com o brasileiro Rodrigo Santoro. O lançamento está previsto para início de 2012.
Esse autor é o meu preferido! Por quem os sinos dobram é o melhor livro que eu já li. Parabéns pelo blog e pela postagem! XD
ResponderExcluirFrancine Prado.
Obrigada! sigaa sempre nos acompanhando!!
ResponderExcluirbjiinhos
Já li o sol também se levanta e achei fascinante!
ResponderExcluire o blog tbm ameei mto fofis! um bjuuu
e sigam o meu tbm..
www.oceuealua.wordpress.com
Não conhecia, passei a conhecer graças ao blog de vcs e adoreei! Bjos :D
ResponderExcluirO blog é demais!