Olá!! Faz bastante tempo que não posto nada, me desculpem, é porque os dias vão passando muito rápido e as notícias correm e muitas vezes não temos tempo para trazê-las para cá. Mas espero que essa postagem interessem a vocês...
Nesta quarta-feira dia 8 de junho, foi publicado no jornal americano LOS ANGELES TIMES, que ativistas do Greenpeace protestaram no escritório da Mattel, a empresa responsável pela fabricação de umas das bonecas mais bem vendidas do mundo, e também a mais popular entre as meninas. O Greenpeace acusa a Mattel de usar o papel de florestas tropicais da Indonésia para embalar o pacote bonecas Barbie. As manifestações foram as mais diversas, entre elas, penduraram um banner grande na sede da Mattel em El Segundo e Elise Nabors, vestindo uma roupa da boneca Barbie tentou entrar na empresa sendo carregada por uma condução. Isso chamou atenção e foi alvo de espectadores e tambémos próprios trabalhadores da empresa.
A polícia imediatamente parou as manifestações rendendo os ativistas, Elise e nove outros manifestantes do Greenpeace foram presos.
Confiram um trecho da notícia:
Confiram um trecho da notícia:
"...Os ecologistas lançaram uma campanha global contra a Mattel Inc. , a maior do mundo, a empresa de brinquedos, como parte de um longo esforço para forçar a década corporações multinacionais para purgar suas operações de quaisquer ligações à destruição das florestas.
Na sede da empresa 15, em El Segundo foi pendurado uma faixa gigantesca que retrata um boneco Ken franzindo a testa com a mensagem: " Barbie : ela não pode mais ser dada as meninas. Porque seu papel causa desmatamento. " A polícia prendeu 10 manifestantes, incluindo uma mulher vestida de Barbie em Spandex rosa e azul que estava dirigindo um carregador de rosa brilhante. Como caminhões de bombeiros chegaram, os funcionários da Mattel aglomeraram ao redor de janelas, tirando fotos com seus celulares."
Greenpeace acusa a Mattel de embalar as Barbies e outros brinquedos de papel a partir de madeiras retiradas de florestas tropicais da Indonésia, um refúgio para algumas das espécies mais ameaçadas da Terra, incluindo os orangotangos, tigres, elefantes e leopardos. A rápida destruição de vastas florestas do arquipélago, segundo os cientistas, é uma causa significativa das mudanças climáticas globais.
As encenações foram vitrine para o que promete ser um assalto, todas em uma das conhecidas marcas , pois se prepara para uma campanha de vendas centrada em uma reunião entre os seus bonecas Barbie e Ken.
Nos últimos anos, o Greenpeace, com 2,8 milhões de membros e escritórios em 41 países, empreendeu campanhas bem sucedidas contra tais corporações globais como o McDonald's , Kimberly-Clark , Nestlé, Unilever e Burger King em links para o desmatamento em suas cadeias de abastecimento... "
É uma pena que notícias como essa não sejam tão difundidas no mundo inteiro. Esse é um exemplo de empresas multinacionais que visam o capitalismo, a constante busca pela riqueza capital. Seja a empresa que for, não estou aqui para criticar as empresas no todo e nem alguma em especial. Mas assim como nós cidadãos temos que fazer a nossa parte, o setor secundário também tem um papel importantíssimo nessa conscientização. De que adianta "crescermos" e sermos um país de primeiro mundo, desenvolvido e rico se não soubermos aproveitar e recompor a natureza. Sem matéria prima nenhuma indústria vive, é isso que o Brasil e os países considerados "pobres" tem que lutarem para não deixar que a exploração tome conta.
Comentários
Postar um comentário