Os créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões são certificados emitidos para uma organização ou pessoa que reduziu a sua emissão de gases causadores do efeito estufa. A cada tonelada de dióxido de carbono, o conhecido CO2,equivale a um crédito de carbono.
Este crédito é negociado principalmente no mercado internacional, ou seja,se determinada indústria exceder seu limite de emissão, ela terá que comprar esses créditos de carbono. Acordos internacionais como o protocolo de KYOTO, por exemplo, determinam uma cota máxima de gases que os países desenvolvidos podem emitir.
Porém, esse mercado é constantemente questionável, pois a compra desses créditos equivale a comprar permissão para emitir cada vez mais poluentes. Além disso, o preço dos créditos, negociado no mercado, deve ser inferior ao da multa que o emissor deveria pagar ao poder público.
Essa forma de negociar para poluir mais, deixa o meio ambiente em segundo plano.Plantar árvores em países subdesenvolvidos não resolve a emissão desenfreada de gases poluentes e cada vez mais o ar que respiramos é um negócio.
Comentários
Postar um comentário