Qualquer mudança social tem que partir da escola.
"É mais que direito de todo cidadão saber para que está contribuindo para o Estado..."
"É mais que direito de todo cidadão saber para que está contribuindo para o Estado..."
Algumas
escolas de ensino fundamental e médio de Santa Maria já trabalham com
projetos que abordam a temática tributária. É o caso do Programa Municipal de
Educação Fiscal, aprovado em 2002, através da lei nº 11.930/03, que tem
como intuito a conscientização de jovens e crianças de que todos os
serviços que utilizamos, inclusive os chamados “públicos”, somos nós que
pagamos. A partir dessa concepção os professores
procuram orientar aos alunos sobre a aplicação dos tributos, que
retornam para as comunidades através de melhorias.
O projeto que completou 10 anos abrange crianças da primeira à
oitava série, e também do ensino médio. Sendo um dos pioneiros na
cidade, a Escola Vicente Farencena, no bairro Camobi é parceira nessa
iniciativa. Segundo Beatriz Vissotto, coordenadora do Projeto na escola:
- “O trabalho iniciou-se com historinhas e jogos lúdicos, que além de
incentivar o jovem a pensar, também o estimula a analisar as questões
dos tributos fiscais, porém hoje o projeto tem muita resistência de
alguns educadores o que impossibilita de seguir suas atividades.” Ela
ressalta ainda que, “Qualquer mudança social tem que partir da escola”.
Crianças da Escola Vicente Farencena trabalhndo em sala de aula com as cartilhas |
O que muitos professores alegam é não ter preparo para falar
sobre essas questões para seus alunos, porém a Receita Federal
disponibiliza o curso de Disseminador, no qual Beatriz é a tutora aqui
na unidade de Santa Maria, o curso é gratuito e aberto a comunidade que
tiver interessada em ampliar seus conhecimentos na área de tributos
fiscais.
Para complementar os trabalhos em sala de aula, foi elaborada uma
Cartilha pelos alunos da escola, onde foram desenvolvidas atividades e
almanaques para que facilitasse o entendimento do tema. Para tornar mais
atrativo, e despertar o interesse das crianças, vários concursos
culturais foram feitos como, por exemplo, a escolha do mascote, slogan
do projeto, e a realização de exercícios que integrariam a cartilha.
Outros livros didáticos e até o próprio site da Receita Federal são
fontes utilizadas pelos educadores para trabalhar em sala de aula.
Esse tipo de trabalho é de
fundamental importância, porque além do ensino tradicional, busca educar
e formar o pequeno cidadão, capacitado-o a exercer o seu papel no
contexto social.
Matéria escrita para a disciplina de Técnicas de Redação e Apuração Jornalística
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