Pular para o conteúdo principal

Apaixonada por chás

             Sim eu tomo chá todos os dias, é praticamente todos exceto os dias muito quentes. O porquê não sei explicar, me faz bem, me traz paz, me traz alegria, me traz sossego. Não sei isso se caracteriza como uma mania, ou apenas um costume, mas acho o máximo. Então quando entro no supermercado sempre lembro de pegar uma caixinha de chá. Não tenho como definir qual o que mais prefiro, porque acredito que chá seja conforme o estado de espírito da pessoa. 


               Um apanhado histórico...   
           A origem do chá não é clara, há muitas variantes. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da Dinastia Tang. Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543. O chá inicialmente, era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em  Londres.  O carácter chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é 'te' que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialeto Min que se encontra em Amoy. Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa 'apanhar, colher'.


 Tipos de chá...


           Entre os tantos tipos que existem no mundo, vou citar os que mais costumo tomar, com algumas dicas e curiosidades sobre a benefício que eles trazem para a nossa saúde. Espero que possa conquistar mais adeptos para esse precioso hábito Os chás que vemos no mercado, geralmente são "blend" (mistura) com algumas destas três variedades (chá preto, verde, ou amarelo).  Portanto, os chás frutados (aromatizados) por exemplo, geralmente têm em sua composição principal, o chá preto.

- Camomila: Esse chá é bastante indicado para ser consumido antes de dormir. A explicação disso radica nas propriedades sedativas desta planta medicinal. É especialmente efetiva para controlar os nervos, e seu uso em crianças é altamente eficiente, especialmente em crianças hiperativas que têm dificuldades na hora de controlar as suas emoções. É conhecida a eficácia deste chá em casos de pessoas com problemas de articulação como o reuma, e alivia os sintomas da gripe ou outras doenças respiratórias como o asma. Neste último caso é possível consumir o chá ou aplicar a planta em forma de vapor. Se você está sofrendo de problemas como indigestão ou com o fígado, é bom beber um chá de camomila após as refeições para ter uma boa digestão.

- Carqueja: Ação benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, perturbações gástricas e fins curativos, prisão de ventre, etc. O gosto não é dos melhores, mas pode ser considerado um chá medicinal, e por isso seu gosto não é tão agradável assim.

- Casca de Laranja: Combate a ansiedade e insônia. Esse eu nem sabia, confesso que vou experimentar para ver se adianta mesmo. hehe

- Erva Cidreira: Tem poder contra a Insônia, o nervosismo, cólicas e gases. Para combater as indigestões, as cólicas ou as insônias, pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão. Esse chá tem o poder calmante, por isso seu uso tem que ser moderado e devemos estar atentos ao horário em que será bebido.

- Hortelã: Atenua azia, gases e cólicas. Também tem ação vermífuga, alivia asma e bronquite. Calmante, digestivo, e alivia a insônia.

- Hibiscos: Conhecido por seus vários benefícios, atua como Diurético, ajuda no emagrecimento, hipertensão arterial, cálculos renais, disenteria, febres, inflamação das gengivas e em geral contra diminuição das defesas do organismo. E ainda diminui o colesterol.


 - Melissa: Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça. Esse eu já tomei várias vezes, e é muito bom e o seu gosto não é muito forte, portanto quem não gosta muito de sentir o gosto dos chás esse é ótimo.

- Maçã: Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite. Esse chá é muito bom e até serve como calmante, ótimo para tormar antes de dormir.

- Menta: Indicado para má digestão, gases e cólicas. Como a menta tem a característica de ser refrescante uma ótima opção é tomar esse gelado, fica uma delícia. 
 
- Maracujá: Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.

Esses são alguns dos milhares de chás que existem, se faltou algum pode comentar e sugerir outros e também falar de seus benefícios. E aí deu vontade de tomar chá?

Fontes: http://www.culturajaponesa.com.br/htm/cha.html
http://www.outramedicina.com/
http://www.khanelkhalili.com.br/cha%20Khan%20el%20Khalili3.htm

Comentários

  1. Ahh chá! *-* Existem aqueles que curam tudo, mais conhecidos como "chá de vó"! haha :D Chazinho no inverno é a melhor coisa que tem!

    Achei um amor a postagem, Kelem! Fui criada tomando chá pra tudo e é uma coisa que perdura até hoje! *-*

    ResponderExcluir
  2. ehehehe ai eu também! já virou até uma mania, mas sempre do um jeito de tomar um cházinho. Aliás temos que combinar um dia pra um chá e por em dia as conversas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema

        Façam suas apostas! Faltam menos de um mês para a maior festa do cinema mundial, o Oscar, os indicados as categorias foram divulgados faz algum tempo. Conheça melhor um dos filmes cotados para levar até cinco estatuetas em 2011... * Cisne Negro : Muito elogiado pela crítica e sucesso de bilheteria na estreia norte-americana, o aclamado drama de suspense Cisne Negro chega aos cinemas brasileiros trazendo a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina assustadoramente perfeita que promete envolver o espectador do início ao fim do filme. Indicações : - Melhor filme - Melhor diretor: Darren Aronofsky - Melhor atriz: Natalie Portman - Melhor fotografia - Melhor edição (Foto por: Divulgação/Fox Film)         I ntegrante da companhia de dança de Nova Iorque, Nina tem sua vida totalmente consumida pela profissão, a fim de conseguir o tão sonhado status dentro do grupo. Essa grande ambição, porém, é apoiada ...

Agora sim, 2014!

Agora me sinto à vontade, a leve brisa vindo da janela em minha direção me refresca os pensamentos. A velha companheira caneca de chá ao lado. Minha sina talvez, seja escrever sobre a vida, aquelas coisas banais mesmo mas que passam desapercebidas. O ano começou outra vez, que frase mais clichê. Será que muda alguma coisa? Esperanças renovadas, a vida começa denovo. Ainda não sei bem, sempre acreditei que é tempo de rever o que deixamos para trás, o que conquistamos e o que iremos colher nesse próximo ano. Tenho uma mania talvez positiva ou nem tanto, a cada ano faço uma retrospectiva de tudo que me aconteceu mês a mês, uma forma boba de repensar minhas atitudes. Confesso que em 2013 quebrei essa tradição, foram tantas marcas, ruins e boas que não precisei registrar no papel e nem publicar loucamente em minhas redes sociais. Não adianta tentar apagar tudo que aconteceu de janeiro a dezembro, foram fortes sensações de que tudo mexeu em minha vida, acredito que não só a minha ma...

Lembranças cotidianas

Ipês amarelos, rosas, e roxos, colorem o entorno da praça, que tem sua arquitetura simples, mas o jeito aconchegante, assim como as lembranças que tenho daquele lugar. Quando era criança gostava de ficar horas e horas me balançando na pracinha, na parte esquerda da praça, em frente a igreja matriz. Corria por sobre a areia branca e macia daquele cercado, que por ingenuidade imaginava ser a coisa mais bela que existisse,  em se tratando de uma cidade de interior. Mais adiante, há um carro-lanche de cor amarelo-mostarda, aqueles que vendem o famoso “Pancho”. Dobrando à esquina, o encontro de universitários,  estudantes, e pessoas sem nada para fazer também. É sempre certo, é quase lei, pegar seu chimarrão e ir para a praça de tardezinha. “Olhar o movimento” como dizem os nativos de lá. E acontece praticamente todos os dias, perto das 6 da tarde. É como se fosse uma atração turística da cidade. O nome da praça em nada lembra o imponente presidente da república na...