Pular para o conteúdo principal

Uma brincadeira tradicional

           Fim de ano, expectativas, despedidas, encontros e desencontros. Todo o ano, seja em família, seja com os amigos, ou no trabalho, é  de costume os famosos amigos secretos. Mas sempre me perguntei desde quando isso existe? É uma tradição que surgiu onde? Pois bem é exatamente isso, que pesquisei para essa postagem.

             Um pouco de História
            Amigo secreto, como chamamos aqui no sul, é uma brincadeira tradicional nas festas de fim de ano, também conhecido como amigo oculto, amigo X ou amigo invisível. Há indícios de que a brincadeira tenha origem dos povos nórdicos (da Escandinávia, norte da Europa que abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega).
             Conta a tradição que, os povos dessa região esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Outra versão da possível origem da brincadeira é que ela também seja de costumes e tradições de povos pagãos. 

             Essência da brincadeira
            Um aspecto que achei bem importante foi de que o amigo secreto se popularizou por volta de 1929, em plena depressão, quem não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.
            Existem muitas variantes do Amigo secreto, tem o Chinês por exemplo, em que o presente é secreto, e muitos outros que variam de região para região, conforme a criatividade de cada um.
           Não sabemos bem ao certo quando que começou, e quem teve a ideia maravilhosa de fazer amigo secreto, pois vejo que é algo bem útil, em nosso dia-a-dia. Não só se observarmos pelo lado econômico, mas principalmente pela confraternização de fim de ano, em que temos o costume de presentearmos quem mais adoramos, as vezes nem sempre podemos dar presentes a todos. Então a solução encontrada foi a de sortear uma pessoa a qual entregaremos um presente.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigo_secreto 

Neste fim de ano, estou participando de dois amigos secretos. Acho muito divertido, principalmente pela expectativa de ver quem te tirou, e por ter que ensaiar algum discurso, para se falar para quem nós tiramos. Acredito que um pouco de brincadeira não faça mal a ninguém, e depois um ano corrido, com muitas mudanças, muito trabalho, mas também coisas boas aconteceram. Precisamos nem que seja nos ultimos dias de 2012 de um pouco de esperança de que as coisas mudem para melhor.  

E você já está participando de algum amigo secreto?

Comentários

  1. Quando criança não gostava, não, pois dava coisa e boa e ganhava coisa ruim! ahaahahahaaha Mas, agora já passou o "trauma". rsrs

    Fizemos um amigo secreto antes de todas irem embora pra casa e foi super legal! Acho que o amigo secreto tem essa essência de divertimento e um tanto de ansiedade, pra saber quem nos tirou, para que os outros saibam quem tiramos e o que cada um vai falar sobre seu amigo. Simboliza vários lados. Pode significar despedida, mas alegria pela companhia, simplesmente uma troca de presentes, momento especial de reunião de familiares etc. Claro, hoje eu sei que o presente não é o mais importante, mas quando ganhamos algo que gostamos é sinal que a pessoa se importou teve consideração por nós! :)
    Agora no aguardo do amigo secreto de Natal com a família, o que é muito cômico de participar! haahaha

    Adorei a postagem, Kelem! Beijão, saudades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema

        Façam suas apostas! Faltam menos de um mês para a maior festa do cinema mundial, o Oscar, os indicados as categorias foram divulgados faz algum tempo. Conheça melhor um dos filmes cotados para levar até cinco estatuetas em 2011... * Cisne Negro : Muito elogiado pela crítica e sucesso de bilheteria na estreia norte-americana, o aclamado drama de suspense Cisne Negro chega aos cinemas brasileiros trazendo a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina assustadoramente perfeita que promete envolver o espectador do início ao fim do filme. Indicações : - Melhor filme - Melhor diretor: Darren Aronofsky - Melhor atriz: Natalie Portman - Melhor fotografia - Melhor edição (Foto por: Divulgação/Fox Film)         I ntegrante da companhia de dança de Nova Iorque, Nina tem sua vida totalmente consumida pela profissão, a fim de conseguir o tão sonhado status dentro do grupo. Essa grande ambição, porém, é apoiada ...

Agora sim, 2014!

Agora me sinto à vontade, a leve brisa vindo da janela em minha direção me refresca os pensamentos. A velha companheira caneca de chá ao lado. Minha sina talvez, seja escrever sobre a vida, aquelas coisas banais mesmo mas que passam desapercebidas. O ano começou outra vez, que frase mais clichê. Será que muda alguma coisa? Esperanças renovadas, a vida começa denovo. Ainda não sei bem, sempre acreditei que é tempo de rever o que deixamos para trás, o que conquistamos e o que iremos colher nesse próximo ano. Tenho uma mania talvez positiva ou nem tanto, a cada ano faço uma retrospectiva de tudo que me aconteceu mês a mês, uma forma boba de repensar minhas atitudes. Confesso que em 2013 quebrei essa tradição, foram tantas marcas, ruins e boas que não precisei registrar no papel e nem publicar loucamente em minhas redes sociais. Não adianta tentar apagar tudo que aconteceu de janeiro a dezembro, foram fortes sensações de que tudo mexeu em minha vida, acredito que não só a minha ma...

Lembranças cotidianas

Ipês amarelos, rosas, e roxos, colorem o entorno da praça, que tem sua arquitetura simples, mas o jeito aconchegante, assim como as lembranças que tenho daquele lugar. Quando era criança gostava de ficar horas e horas me balançando na pracinha, na parte esquerda da praça, em frente a igreja matriz. Corria por sobre a areia branca e macia daquele cercado, que por ingenuidade imaginava ser a coisa mais bela que existisse,  em se tratando de uma cidade de interior. Mais adiante, há um carro-lanche de cor amarelo-mostarda, aqueles que vendem o famoso “Pancho”. Dobrando à esquina, o encontro de universitários,  estudantes, e pessoas sem nada para fazer também. É sempre certo, é quase lei, pegar seu chimarrão e ir para a praça de tardezinha. “Olhar o movimento” como dizem os nativos de lá. E acontece praticamente todos os dias, perto das 6 da tarde. É como se fosse uma atração turística da cidade. O nome da praça em nada lembra o imponente presidente da república na...